Conselhos para segurança móvel

O primeiro passo em relação à segurança com dispositivos móveis é PARAR. Então, PENSAR e só depois CONECTAR. Tome precauções de segurança, entenda as consequências de suas ações para poder utilizar em pleno a Internet.

A campanha PARAR. PENSAR. CONECTAR está trabalhando com parceiros internacionais para iniciar uma colaboração global na consciencialização e educação em segurança móvel.

O objetivo da campanha é chegar às crianças, famílias e escolas de todo o mundo através de mensagens, e fornecer-lhes os princípios fundamentais e dicas simples que podem ajudar pessoas de todas as idades a desfrutar de uma utilização mais segura de dispositivos digitais e da Internet.

 

Mantenha seu equipamento limpo

Mantenha o seu software atualizado. Uma das melhores defesas contra malware, vírus e ameaças online é executar as versões mais recentes de seu sistema operacional, software de segurança, aplicativos e navegadores web.

 

Proteja sua informação pessoal

Proteja o seu dispositivo. Use uma senha forte e segura para bloquear o seu smartphone, tablet ou notebook.

Proteja suas contas. Ative segurança em duas-etapas, quando possível e altere as senhas de contas que utilizou quando conectado a uma rede desconhecida.

Pense antes de usar um aplicativo. Entenda que informações (localização, seus contatos, perfis de redes sociais, etc) o aplicativo irá acessar e compartilhar antes de baixar ou permitir a sua execução. Somente baixe aplicativos de fontes confiáveis.

Faça backup! Sincronize seus contatos, fotos, vídeos e outros dados do seu dispositivo móvel com outro equipamento ou serviço de backup em nuvem semanalmente.

 

Conecte-se com cuidado

Cuidado com Hotspots Wi-Fi! Quando utilizar redes wireless públicas ou não-seguras, evite utilizar sites e aplicativos que requerem informações pessoais, como logins.

Desative auto-conectar. Conectar automaticamente a redes sem-fio pode deixá-lo vulnerável a hackers e outros. Desligue suas conexões Wi-Fi e Bluetooth quando não estiver em uso.

Quando em dúvida, apague! Exclua qualquer comunicação online (ou seja, textos, email, mensagens de mídia social, etc) que pareçam suspeitos, mesmo se você acha que sabe ou conhece a fonte.

Proteja seu dinheiro. Quando efetuar compras ou usar seu banco online, use somente aplicativos confiáveis ou sites que comecem https://

 

Seja um bom cidadão virtual

A regra de ouro. Seja respeitoso online. Trate os outros como você gostaria de ser tratado quando enviar mensagens de texto, chamadas ou em redes sociais.

Partilhe com cuidado. Seja um amigo de verdade quando tirar e compartilhar fotos e vídeos com seu dispositivo móvel. Obtenha a permissão de seus amigos antes de compartilhar via mensagens ou redes sociais.

Seja sábio. Mantenha-se informado das últimas atualizações para seus dispositivos e aplicativos. Saiba o que fazer se algo der errado.

 

Por último, lembre-se: mais seguro para mim, mais seguro para todos. O que você faz online tem o potencial de afetar todos. Praticar bons hábitos online, beneficia a comunidade digital global.

 

Veja mais em: http://stopthinkconnect.org/campaigns/details/?id=442 (em inglês)

 

 

Last modified on Tuesday, 12 August 2014 18:07

Eduardo Marques

Eduardo Marques, 14 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infra-estrutura e Segurança. Administra também sistemas Linux, Windows e AWS.

Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores.

 

LinkedIn:

http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques

Email:

emarques@progere.com

More in this category:

Go to top